Uso das Novas Tecnologias no Processo Ensino-Aprendizagem

JUSTIFICATIVAS PARA O USO DAS NTIC NAS ESCOLAS:

Educação e Novas Tecnologias: Esperança ou incerteza?(Juan Carlos Tedesco)

Busca-se em primeiro lugar, habilitar os estudantes para o aproveitamento de instrumentos que, em parte, já estão operando na sociedade e que provavelmente permearão a vida do trabalho, o lar e as comunicações no futuro.

Em segundo lugar, busca-se potencializar a aprendizagem dos alunos, seja com os princípios da didática tradicional ou concepções construtivistas. Em particular, espera-se aumentar a motivação dos alunos, melhorar suas capacidades de pensamento lógico e numérico, desenvolver suas faculdades de aprendizagem autônoma e de criatividade, e vaforecer atitudes mais positivas em relação à ciência e à tecnologia, assim como uma maior auto-estima por meio do domínio das tecnologias.

Em terceiro lugar, busca-se oferecer a docentes e alunos um meio que poderá conectá-los com uma fonte quase inesgotável de informação e lhes dar acesso a um enorme arquivo de conhecimentos. Os professores em particular deveriam se beneficiar dessa plataforma de conhecimento, podendo ter acesso na Rede a planejamentos de aulas ou unidades didáticas, assim como a materiais e recursos digitais. Teriam também à mão um meio para comunicar-se entre si e superar o habitual isolamento de sua prática professional, podendo criar grupos virtuais de trabalho, baseados em interesses comuns ou em torno de temas e disciplinas.

Em quarto lugar, busca-se tornar as escolas mais efetivas e produtivas, proporcionando-lhes um meio que, em outros setores da sociedade, particularmente nas empresas e escritórios, transformou os modos de organizar o trabalho e possibilitou melhorar desempenhos, os rendimentos das pessoas e os resultados da organização. Da mesma forma, espera-se que as NTIC sirvam para incrementar a eficiência da gestão escolar e para aumentar a potência e intensidade dos processos de ensino e aprendizagem.

Em quinto lugar, espera-se que escolas conectadas e comunidades gradualmente mais e melhor conectadas à Rede, facilitem a comunicação dos professores e administradores escolares com as famílias dos alunos e ajudem a estreitar as relações dos estabelecimentos com a comunidade. Espera-se também que, num futuro próximo, as novas tecnologias proporcionem novas modalidades de avaliar as escolas e as tornem, portanto, mais responsáveis ante seus clientes.

Em sexto lugar, espera-se evitar – ou pelo menos diminuir – a brecha digital existente entre os alunos de famílias de maior poder aquisitivo, que têm acesso à computação e à Internet em seus lares e habitualmente nas escolas privadas, e os alunos de lares de renda média e baixa que freqüentam escolas conveniadas (públicas). Espera-se também evitar que se alargue o abismo digital em relação aos países desenvolvidos, particularmente no tocante aos sistemas educacionais.

Por último, em sétimo lugar, busca-se resolver, mediante o uso da informática, os velhos problemas pendentes na região, de cobertura, eqüidade, qualidade e pertinência da educação.

Como se vê, são justificativas poderosas, carregadas de grandes expectativas, que empurram os sistemas educacionais – da educação inicial até a superior – a se equipar tecnologicamente e a ampliar a oferta de um ensino baseado no uso das NTIC.

Comentários

  1. Este texto eu resolvi publicar por achar ser de suma importância para aqueles que tentam entender ou mesmo se preoculpam com o tema.

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