Uso das Novas Tecnologias no Processo Ensino-Aprendizagem
JUSTIFICATIVAS PARA O USO DAS NTIC NAS ESCOLAS:
Educação e Novas Tecnologias: Esperança ou incerteza?(Juan Carlos Tedesco)
Busca-se em primeiro lugar, habilitar os estudantes para o aproveitamento de instrumentos que, em parte, já estão operando na sociedade e que provavelmente permearão a vida do trabalho, o lar e as comunicações no futuro.
Em segundo lugar, busca-se potencializar a aprendizagem dos alunos, seja com os princípios da didática tradicional ou concepções construtivistas. Em particular, espera-se aumentar a motivação dos alunos, melhorar suas capacidades de pensamento lógico e numérico, desenvolver suas faculdades de aprendizagem autônoma e de criatividade, e vaforecer atitudes mais positivas em relação à ciência e à tecnologia, assim como uma maior auto-estima por meio do domínio das tecnologias.
Em terceiro lugar, busca-se oferecer a docentes e alunos um meio que poderá conectá-los com uma fonte quase inesgotável de informação e lhes dar acesso a um enorme arquivo de conhecimentos. Os professores em particular deveriam se beneficiar dessa plataforma de conhecimento, podendo ter acesso na Rede a planejamentos de aulas ou unidades didáticas, assim como a materiais e recursos digitais. Teriam também à mão um meio para comunicar-se entre si e superar o habitual isolamento de sua prática professional, podendo criar grupos virtuais de trabalho, baseados em interesses comuns ou em torno de temas e disciplinas.
Em quarto lugar, busca-se tornar as escolas mais efetivas e produtivas, proporcionando-lhes um meio que, em outros setores da sociedade, particularmente nas empresas e escritórios, transformou os modos de organizar o trabalho e possibilitou melhorar desempenhos, os rendimentos das pessoas e os resultados da organização. Da mesma forma, espera-se que as NTIC sirvam para incrementar a eficiência da gestão escolar e para aumentar a potência e intensidade dos processos de ensino e aprendizagem.
Em quinto lugar, espera-se que escolas conectadas e comunidades gradualmente mais e melhor conectadas à Rede, facilitem a comunicação dos professores e administradores escolares com as famílias dos alunos e ajudem a estreitar as relações dos estabelecimentos com a comunidade. Espera-se também que, num futuro próximo, as novas tecnologias proporcionem novas modalidades de avaliar as escolas e as tornem, portanto, mais responsáveis ante seus clientes.
Em sexto lugar, espera-se evitar – ou pelo menos diminuir – a brecha digital existente entre os alunos de famílias de maior poder aquisitivo, que têm acesso à computação e à Internet em seus lares e habitualmente nas escolas privadas, e os alunos de lares de renda média e baixa que freqüentam escolas conveniadas (públicas). Espera-se também evitar que se alargue o abismo digital em relação aos países desenvolvidos, particularmente no tocante aos sistemas educacionais.
Por último, em sétimo lugar, busca-se resolver, mediante o uso da informática, os velhos problemas pendentes na região, de cobertura, eqüidade, qualidade e pertinência da educação.
Como se vê, são justificativas poderosas, carregadas de grandes expectativas, que empurram os sistemas educacionais – da educação inicial até a superior – a se equipar tecnologicamente e a ampliar a oferta de um ensino baseado no uso das NTIC.
Educação e Novas Tecnologias: Esperança ou incerteza?(Juan Carlos Tedesco)
Busca-se em primeiro lugar, habilitar os estudantes para o aproveitamento de instrumentos que, em parte, já estão operando na sociedade e que provavelmente permearão a vida do trabalho, o lar e as comunicações no futuro.
Em segundo lugar, busca-se potencializar a aprendizagem dos alunos, seja com os princípios da didática tradicional ou concepções construtivistas. Em particular, espera-se aumentar a motivação dos alunos, melhorar suas capacidades de pensamento lógico e numérico, desenvolver suas faculdades de aprendizagem autônoma e de criatividade, e vaforecer atitudes mais positivas em relação à ciência e à tecnologia, assim como uma maior auto-estima por meio do domínio das tecnologias.
Em terceiro lugar, busca-se oferecer a docentes e alunos um meio que poderá conectá-los com uma fonte quase inesgotável de informação e lhes dar acesso a um enorme arquivo de conhecimentos. Os professores em particular deveriam se beneficiar dessa plataforma de conhecimento, podendo ter acesso na Rede a planejamentos de aulas ou unidades didáticas, assim como a materiais e recursos digitais. Teriam também à mão um meio para comunicar-se entre si e superar o habitual isolamento de sua prática professional, podendo criar grupos virtuais de trabalho, baseados em interesses comuns ou em torno de temas e disciplinas.
Em quarto lugar, busca-se tornar as escolas mais efetivas e produtivas, proporcionando-lhes um meio que, em outros setores da sociedade, particularmente nas empresas e escritórios, transformou os modos de organizar o trabalho e possibilitou melhorar desempenhos, os rendimentos das pessoas e os resultados da organização. Da mesma forma, espera-se que as NTIC sirvam para incrementar a eficiência da gestão escolar e para aumentar a potência e intensidade dos processos de ensino e aprendizagem.
Em quinto lugar, espera-se que escolas conectadas e comunidades gradualmente mais e melhor conectadas à Rede, facilitem a comunicação dos professores e administradores escolares com as famílias dos alunos e ajudem a estreitar as relações dos estabelecimentos com a comunidade. Espera-se também que, num futuro próximo, as novas tecnologias proporcionem novas modalidades de avaliar as escolas e as tornem, portanto, mais responsáveis ante seus clientes.
Em sexto lugar, espera-se evitar – ou pelo menos diminuir – a brecha digital existente entre os alunos de famílias de maior poder aquisitivo, que têm acesso à computação e à Internet em seus lares e habitualmente nas escolas privadas, e os alunos de lares de renda média e baixa que freqüentam escolas conveniadas (públicas). Espera-se também evitar que se alargue o abismo digital em relação aos países desenvolvidos, particularmente no tocante aos sistemas educacionais.
Por último, em sétimo lugar, busca-se resolver, mediante o uso da informática, os velhos problemas pendentes na região, de cobertura, eqüidade, qualidade e pertinência da educação.
Como se vê, são justificativas poderosas, carregadas de grandes expectativas, que empurram os sistemas educacionais – da educação inicial até a superior – a se equipar tecnologicamente e a ampliar a oferta de um ensino baseado no uso das NTIC.
Este texto eu resolvi publicar por achar ser de suma importância para aqueles que tentam entender ou mesmo se preoculpam com o tema.
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