Rede Colaborativa: Uma proposta pedagógica

Os Blogs colaborativos vem ocupando nos últimos três anos um papel de fundamental importância como ferramenta pedagógica na internet, estimulando os educadores e alunos a produzirem seus próprios conteúdos. Esta questão torna-se prioritária para aprofundarmos os debates que se fazem presentes, interagir, colaborar, contribuir na construção do conhecimento, fazemos da Rede de Blogs Colaborativos nossa bandeira para melhoria da Qualidade do Ensino Público no Estado do Pará.
Pensamos em Blogs Educativos, pensamos em Rede Colaborativa, logo, queremos partilhar nossas idéias, nossos projetos e com isso estabelecemos a cultura da troca e do intercâmbio virtual, fazendo das NTIC nossas armas na luta contra a inércia e a improdutividade do conhecimento.
“Redes constituem a nova morfologia social de nossas sociedades, e a difusão da lógica de redes modifica de forma substancial a operação e os resultados dos processos produtivos e de experiência, poder e cultura. Embora a forma de organização social em redes tenha existido em outros tempos e espaços, o novo paradigma da tecnologia da informação fornece a base material para sua expansão penetrante em toda a estrutura social. Além disso, eu afirmaria que essa lógica de redes gera uma determinação social em nível mais alto que a dos interesses sociais específicos expressos por meio das redes: o poder dos fluxos é mais importante que os fluxos do poder. A presença na rede ou a ausência dela e a dinâmica de cada rede em relação às outras são fontes cruciais de denominação e transformação de nossa sociedade: uma sociedade que, portanto, podemos apropriadamente chamar de sociedade em rede, caracterizada pela primazia da morfologia social sobre a ação social”.Castells.
Neste contexto a Rede Colaborativa Local (Benevides, Marituba mais os municípios da URE 11) se define como um processo de agrupamento, articulação e otimização de propostas, recursos e competências, capaz de gerar um sistema de relacionamentos que organiza indivíduos e instituições de forma igualitária, em torno de um objetivo ou agenda comum de caráter público.
Assim percebemos que alguns significados da Rede Colaborativa Local estão contidos na seguinte definição: “Redes são sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos e instituições, de forma democrática e participativa, em torno de objetivos e/ou temáticas comuns. em dinâmicas que suporta o trabalho colaborativo e participativo. As redes se sustentam pela vontade e afinidade de seus integrantes, caracterizando-se como um significativo recurso organizacional, tanto para as relações pessoais quanto para a estruturação pedagógica”.
Operada segundo os princípios do diálogo e da busca do consenso em torno de prioridades coletivamente estabelecidas, a Rede Colaborativa Local deve atender fundamentalmente a três exigências: - Legitimidade, Efetividade e Sustentabilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas